ATIVIDADES PARA GINCANA I

Publicado em 31 de Março de 2009 | Fonte: Luciana Alencar | 16939 cliques


1ª Atividade: Quebra-cabeça Bíblico

O professor divide a turma em duas equipes (“A” e “B”); entrega a cada líder da equipe um envelope contendo várias perguntas e respostas; a equipe que montar os pares certos primeiro ganha a brincadeira.

Sugestões de Perguntas e respostas:
Qual o nome de pai de Caim e Abel?
Resposta: Adão

Qual o nome de pai de Isaque?
Resposta: Abraão

Quem foi o primeiro construtor de barcos do mundo?
Resposta: Noé

Qual o nome do filho a quem Jacó deu uma túnica bem bonita?
Resposta: José

Quem era muito amiga da sogra que se chamava Noemi?
Resposta: Rute

Quem foi a primeira pessoa a ver Jesus depois da ressurreição?
Resposta: Maria Madalena

Quantos livros tem o Novo Testamento?
Resposta: 27

Quantos mandamentos Moisés recebeu de Deus no Monte Sinai?
Resposta: 10

Depois do dilúvio, que animal Noé soltou para saber se havia terra seca?
Resposta: Pomba

Onde Jesus nasceu?
Resposta: Em Belém

OBS:
O Professor pode montar perguntas e respostas de acordo com a lição estudada.

2ª Atividade: Quem sabe fala
O professor divide a turma em duas equipes (“A” e “B”); escolhe uma história Bíblica bem conhecida; inicia pedindo para o primeiro participante da equipe “A” falar algo sobre a história, em seguida o primeiro participante da equipe “B” fala outra coisa diferente sobre a história (não vale repetir); assim continua até que chegue ao último participante de cada equipe; quem não souber falar algo sobre o assunto sai da brincadeira; ganha a equipe que terminar com mais participantes.

3ª Atividade: Passo a passo
O professor seleciona dois participantes (um de cada equipe) que deverão ficar encostados em uma parede; um participante de cada vez deverá responder a perguntas que serão feitas pela professora (a equipe pode ajudar); toda vez que acertar uma pergunta o participante da um passo o maior que puder; quem chegar primeiro marca ponto para sua equipe.

Sugestões de Perguntas:

1- Quem foi chamado de “O SONHADOR” por seus irmãos?
Resp.: José
2- Na Bíblia conta uma parábola que diz que algumas caíram na estrada; algumas caíram entre as pedras; outras caíram entre os espinhos e outras caíram em terra boa.
Resp.: Sementes
3- Como se chamava o publicano baixinho que subiu numa árvore para ver Jesus passar? (Tem uma música muito conhecida que fala o nome dele)
Resp.: Zaqueu
4- Em quantos dias Deus criou o mundo?
Resp.: Em 6 Dias
5- Quem foi o profeta que em vez de ir para Nínive – como Deus havia mandado – embarcou em um navio que ia para Tarsis?
Resp.: Jonas
6- Fui jogado na cova dos leões, porque desobedeci as ordens do rei Dario e continuei a orar a Deus?
Resp.: Daniel
7- Durante quantos dias Satanás tentou Jesus lá no deserto?
Resp.: Durante 40 dias
8- O homem tolo construiu sua casa sobre o que?
Resp.: Areia
9- Por qual motivo Daniel foi jogado na Cova dos leões?
Resp.: Por orar 5- Quando eu era pastorzinho de ovelhas, matei um gigante chamado Golias?
Resp.: Davi
10- Quem foi liberto da prisão por um anjo?
Resp.: Pedro
11- O que Deus usou para criar o Homem?
Resp.: Terra (barro)
12- Segundo a Bíblia, no milagre da multiplicação, quantos pães e quantos peixes um menino deu para alimentar a multidão?
Resp.: Cinco pães e dois peixinhos
13- Embora no começo eu tenha maltratado muitos seguidores de Jesus, acabei sendo um deles e viajei a muitos lugares para contar aos outros sobre Jesus Cristo.
Resp.: Paulo
14- Quem traiu Jesus por 30 moedas?
Resp.: Judas
15- Qual o nome do primeiro livro da Bíblia?
Resp.: Gênesis
16- Qual o nome do último livro da Bíblia?
Resp.: Apocalipse

4ª Atividade: O Pegador
O Professor divide a turma em duas equipes formando duas rodas; no centro de cada roda deverá ficar um “PEGADOR” da equipe oposta (ou seja, equipe A com pegador da equipe B e vice-versa); enquanto a professora lê I Coríntios 13 os componentes deverão abaixar toda vez que a palavra “AMOR” for mencionada; o Pegador tenta pegar um componente antes que ele abaixe; quem for pego pelo pegador sai da brincadeira; ganha a brincadeira a equipe que terminar com o maior número de componentes na roda ao final da leitura.